7 de maio de 2012

O mito da Caverna de Platão atuando no nosso mundo moderno!


Platão é maravilhoso, o cara nasceu antes de Cristo e tem uma filosofia tão moderna, que hoje o mito da caverna dele faz todo o sentido nesses dias obscuros do século XXI.
Poderão se indagar, por que o ser humano não muda a sociedade, para que não exista violencia, pobreza, fome, desgraça e a exploração, onde sejam repeitados os direitos individuais e coletivos crivados na autodeterminação e na liberdade de viver?



É nessa pergunta que irei mostrar a aplicação do mito da caverna e a resistência, onde o contexto histórico nos mostra uma linha do sistema para o totalitarismo neoliberal, no vazio do ser e na desumanização do individuo. 
Porém a esperança sempre vai existir, pois ainda se forma indivíduos que se abrem para o conhecimento e se liberta da lógica perversa do sistema, fortalecendo cada vez mais á resistência e a vontade de revolução para liberdade do povo contra a escravidão do assalariado.


No mito da caverna faz uma analogia sobre uma situação onde um grupo de pessoas, ficam presas dentro da caverna, vendo apenas sombras ou sons criados por outros seres humanos, fazendo-os acreditarem que era o mundo real. Porém um conseguia fugir e descobre verdadeiramente o mundo real, e assim tinha como dever libertar o resto do grupo da ilusão, mas quando tentou libertar o resto do grupo, eles reagiram e o mataram, pois tinham como verdade absoluta aquelas ilusões e suas relações coletivas daquele meio...
Creio que a memória coletiva e a "linguagem do universo" (é as relações da natureza, que pela ilusão do coletivo, não percebemos), nos ajudar a libertar o ser humano da ignorância, porém é uma árduo caminho até conseguir quebrar a ilusão e formar um conhecimento de terceira via. Quando consegue quebrar os mitos, e as relações da sociedade (hoje burguesa), as forças da ilusão mesmo indiretamente tentam amordaça-lo pois essa verdade pode colocar em risco todo pilar de escravidão.
Para os religiosos vimos isso com Cristo, que trouxe uma nova verdade e foi executado, para os trabalhadores vimos Marx, que tinha sempre se mudar e tentaram destruir o seu trabalho ou mesmo fazê-lo virar uma ideologia derrotada e utópica...




Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência. 
Karl Marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário