27 de fevereiro de 2012

Doutrina de Choque - O Neoliberalismo do Porrete!

No século XX, o mundo capitalista vivia em muitas crises sociais e econômicas, pois existia a ameaça de os trabalhadores tomassem o poder como foi na URSS em 1917, e o medo de uma nova crise de grande proporções igual a de 1929, e assim o estado teve que ser o instrumento de desenvolvimento do capitalismo, gerindo muitas estatais, proporcionando o pleno emprego e forçando a organização do mercado financeiro com as suas regulamentações e aporte de capital (Keynesianismo), e assim realizando uma distribuição de renda mais efetiva, fortalecendo o capitalismo e a ordem social nas nações.
Neste contexto os conservadores e a elite desejando; maiores lucros, maior controles do povo, menores encargos sociais e trabalhistas, e sem duvida maiores liberdades econômicas, afim de tomar conta da economia. Estavam fortalecendo a ideia de que o sistema Keynesianismo era um caminho comunista no capitalismo, e assim se desenvolver uma nova concepção de economia o Neoliberalismo ou economia de mercado ou capitalismo selvagem...
Esse sistema foi coroado no fim dos anos 80 e todo os anos 90, com o fim da URSS e a implantação (com sangue dos trabalhadores, por meio de ditaduras e esquadrões de mortes) quase generalizada no mundo ocidental capitalista e na Rússia pós Guerra Fria, como a "liberdade democrática".
O neoliberalismo e uma nova fase do antigo liberalismo que se destruiu em 1929, porém com um toque a mais de escravidão sem celas, utilizando os meios do sistema de comunicação privado para unir e destruir o pensamento critico, nivelando por baixo toda as informações (no Brasil chamamos de Partido da imprensa golpista), e indiretamente forçando a idéia do estado mínimo, que é mínimo para o povo e para a economia e muito forte na área de segurança e vigilância para conter o povo. (muito parecido com a visão de um futuro na obra de 1984 do George Orwell).


Click para baixar a introdução
Ela vai passar pelo controverso projeto MKULTRA (realizado pela CIA a fim de ter o controle da mente), depois vai mostra a luta do Milton Friedman e os Chicago boys (utilizarão da faculdade de Chicago para doutrinar os economistas de todas as nações no neoliberalismo) para conseguir o poder, por meio das ditaduras capitalistas articuladas entre si e com os EUA e a sua escola das Américas (Ásia e America latina com um foco principal ao ditador Augusto Pinochet), e com isso implantam todo o caderno do neoliberalismo, com os ditadores, utilizando o único mecanismo que favorece esse sistema, o terror, as crises e os estados de emergência de forma sistemática. E logo em seguida nos anos 80 e 90, as ditaduras cumpri o seu dever e sai do jogo, e ai os resultados econômicos “maquiados”, conseguem com que os Chicago boys coloquem também em pratica a doutrina do neoliberalismo na democracia burguesa, mais ainda precisam utilizar doses de choques (terror, guerra e catástrofes) combinado com a desinformação da grande mídia do PIG internacional.


Ditador Pinochet - Chile com Milton Friedman, em prol da "Democracia" e "liberdade".

Por que eles tiveram que usar o terror, guerra e catástrofes para implantar o neoliberalismo?
O neoliberalismo seria como se fosse uma libertação total da economia, a fim de que a "mão invisível do mercado" (procura e oferta) consiga trazer o desenvolvimento e o apogeu, e com isso eles utilizam tais táticas (que irá responder a pergunta) para libertar o mercado;
    1. Privatização das empresas publicas, sendo sucateada e vendida a preço vergonhoso (privataria)
    2. Fim das regulamentações na economia e o banco central deve ser independente ao governo.
    3. Corte nas despesas do estado, focado nas áreas sociais (educação, saúde, seguridade...)
    4. Terceirização dos serviços do estado á empresas privadas, (serviço ruim e ganho muito alto).
    5. Transferencia e concentração de renda nas mãos da burguesia poderosa, e empobrecimento vertiginoso das classes trabalhadoras.
    6. Destruição dos benefícios dos trabalhadores, bem como congelamento de salários.
    7. Governos nacionais fracos e incompetentes, utilizados como marionetes pelos "donos do mundo".
    8. Corte brutal dos impostos e taxas, principalmente de importação e para empresas.
    9. Fortalecimento da segurança e vigilância contra os movimentos sociais.
    10. Cultura nacional sendo destruída e subjugada pela cultura da nova ordem mundial.
    11. Honrar totalmente as dividas internacionais, mesmo que sejam totalmente erradas.
    12. Destruição de empresas concorrentes ou políticos utilizando o mercado financeiro com as táticas de sufocamento financeiro.
    13. Fim do pleno emprego.
    14. Fortalecimento de um mercado totalmente voltado para as classes muito ricas.
    15. Desrespeito a propriedade privada de cidadãos da classe trabalhadora ( ex; Cracolândia ).
      Lógica do sistema Neoliberal: Controlar a Inflação e Aumentar a exportação;

      Obs: Algumas etapas poderão pular outras, porém tudo indicara o fechamento do ciclo, e o aumento da desigualdade a cada ciclo.

        1→Privatizar e Demitir→Cortar Orçamento Social→ Diminuir impostos e taxas para exportar→Desregulamentar o setor financeiro→Congelar e deteriorar os salários→Diminuição do mercado internos→ Diminuição da Industria e eliminação de parte da burguesia mais pobre→Aumento dos desempregados → Fortalecimento da industria de exportação pequena→  Concentração de riqueza na Elite poderosa → Aumento de miseráveis→Aumento dos conflitos sociais→Aumento da repressão e terror→Aumento de preços e inflação → Keynesianismo →1

      Um ciclo vicioso, que só tende a criar miserável e a concentrar riqueza na poderosa Elite (1 a 2% da população), poderão me perguntar, por que ainda não houve um colapso?, responderei que muitos, quando se depara com esse ciclo destrutivel, aplica em pequenas escalas a política do Keynesianismo, e assim tarda o colapso ou até regride, mais passa o tempo, é eles tentam de novo... Também em um ciclo vicioso.
      Creio que eles um dia conseguiram ir até o ultimo estagio, mais por meio de total escravidão, e a sociedade só terá dois caminhos, Barbárie ou Revolução!!!

      Uma Frase do economista sujo de sangue de trabalhador, exemplifica tudo isso;
      "Ninguém pode fazer o bem (gastos sociais), com dinheiro do outro (impostos)!"








      Vejam o documentario maravilhoso sobre a doutrina de choque.




      Aos pouco o mundo está indo para o abismo e para totalitarismo neoliberal, pois um sistema colocado a força, não combina com democracia e humanidade, e tenderá em longo prazo, fracassar.

      A cortina de fumaça e foligem estão indo embora, a memória coletiva volta a fortalecer o povo e assim iremos destruir esta fase degradante do sistema capitalista.

      Os verdadeiros intelectuais estão demonstrando que não só no campo das humanas eles são errados, mais também nas exatas, com cálculo equivocados.

      "O livro “O Universo Neoliberal do Desencanto”, do economista José Carlos de Assis e do matemático Francisco Antonio Doria, traz uma história extraordinária, de como três brasileiros – no campo da lógica – ajudaram a desmontar o principal princípio do neoliberalismo: aquele que dizia que em um mercado com livre competição os preços tendem ao equilíbrio."
      Veja a noticia completa - http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-tres-brasileiros-que-refutaram-as-bases-do-neoliberalismo

      Segue abaixo a entrevista;

      Entrevistas sobre o livro UNIVERSO NEOLIBERAL EM DESENCANTO parte 1 por outrolhar no Videolog.tv.

      Links que utilizei para compor;

      Entrevista com Naomi - http://oestrangeiro.net/politica/127-a-doutrina-do-choque-o-tema-do-novo-livro-da-ativista-naomi-klein 
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Pinochet
      http://extrafisico.blogspot.com/2012/01/doutrina-do-choque.html
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Chicago_Boys
      http://blog.nunocosta.eu/2011/07/doutrina-do-choque.html
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Friedman
      http://www.videolog.tv/video.php?id=756077
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Naomi_Klein
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_keynesiana


      Os principais neoliberais ou quem abril caminho para eles, ambos com as mãos sujas de sangue de trabalhadores;Margaret Thatcher (dama de Ferro), Pinochet, Richard Nixon, Ronald Reagan e os novos presidentes dos EUA, Fernando Henrique Cardoso e o PSDB, LULA, Dilma eo PT (Parou o avanço, porém não retrocedeu), Bancada Ruralista, Boris Yeltsin Rússia,  Lech Wałęsa-Polônia, Menen - Argentina, Ditadura do Brasil, Ditadura da Bolívia, Ditadura do Uruguai, Ditadura do Argentina, Ditadura do Paraguai, Ditadura do Nicarágua,Pervez Musharraf -Paquistão...

      Um comentário:

      1. Parabens pelo texto,sintetizou o Livro/Biblia da Naomi Klein fazendo o link com "O Universo Neoliberal em desencanto",que destroi o ultimo argumento dos neoliberais que é a razão logica.é a reflexão aliada a ação cotidiana para desmontar a engranegem capitalista.
        Essa semana esteve em SP David Harvey,lançando "O enigma do capital" pela Ed. Boitempo excelente leitura para intervir na politica global mas nas cidades cada vez destruçadas pelas politicas neoliberais.
        Abraços
        Jefferson Henrique

        ResponderExcluir